Estão disponíveis 350 veículos, que circulam a uma velocidade máxima de 25km/hora.
A cidade de Coimbra tem um novo serviço de trotinetas partilhadas, que envolve a circulação de 350 novos veículos LINK, da operadora Superpedestrian. Uma iniciativa que resulta de um acordo de colaboração entre a operadora e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e que visa promover a opção por modos suaves de transporte na cidade.
As trotinetes podem ser levantadas nos 173 “hotspots” que estão disponíveis na cidade (os 90 já existentes, mais 83 criados nos parqueamentos de bicicletas) e que estão devidamente identificados nas aplicações das empresas que operam na cidade. As trotinetes ainda operam em regime “free float”, isto é, podem ser largadas em qualquer local, mas a Câmara Municipal está já a estudar uma solução para evitar esse estacionamento abusivo. A solução passa por implementar um regime de estacionamento restrito, que permita apenas, de forma eletrónica, que as trotinetas sejam depositadas nos “hotspots” existentes.
Esta solução vai ser testada, inicialmente, na zona central da cidade. Quando entrar em funcionamento, os utilizadores das trotinetas devem, então, consultar na aplicação os “hotspots” existentes para saberem onde podem estacionar. O estacionamento será controlado através de um sistema GPS e, caso os utilizadores tentem estacionar em qualquer local não autorizado, serão notificados de que estão a estacionar num local não autorizado e a aplicação não permitirá que terminem a viagem até que coloquem a trotineta num lugar de estacionamento autorizado.
Importa, ainda, referir que a velocidade máxima de circulação permitida será, nesta fase, de 25km/hora e que existem zonas da cidade onde é totalmente proibida a circulação das trotinetas, as chamadas “red zones”. São elas: centro histórico, rio e margens, avenida João das Regras, Jardim Botânico, Jardim da Sereia, Penedo da Saudade, Quinta de São Jerónimo, rua dos Combatentes, praça Infante D. Henrique e rua Pêro Vaz de Caminha.
As trotinetas LINK são mais largas e mais compridas do que a média, têm um guiador e suspensão dianteira mais largos, o que possibilita uma condução mais estável. Contam, ainda, com uma bateria com autonomia para 98km, bem superior ao habitual, e estão preparadas para circular à noite, pois contam com luzes LED brilhantes na dianteira e traseira, que estão sempre acesas, uma luz traseira que ilumina durante a travagem, e um sistema de informação de anel de luz LED exclusivo no guiador.
Em Coimbra, recorde-se, já circulavam as trotinetes da Bolt e da Bird.