Um investimento de 1,5 milhões de euros.
Há algum tempo que se fala do Terras da Comporta, projeto da Vanguard Properties que tem como objetivo desenvolver a maior comunidade energética da Europa.
O que é que isso significa? Que cada casa, cada unidade hoteleira ou espaço comercial terão instalados painéis fotovoltaicos que estarão a produzir energia para consumo próprio ou para partilha com a comunidade, sempre que não haja necessidade de consumo ou em caso de excesso de produção.
Estamos a falar de um projeto imobiliário que, através da instalação de 35.000 m2 de painéis fotovoltaicos, deverá produzir um máximo de 7MW, fornecendo energia a cerca de 2.000 famílias. São painéis que permitirão que os empreendimentos tenham pelo menos 80% da energia proveniente de fontes renováveis.
O projeto Terras da Comporta contempla cerca de 1.400 hectares e vai implicar um investimento que já ultrapassa os 3.000 milhões de euros. Já o custo da instalação dos painéis deverá rondar os 11 milhões de euros.
De resto, o Terras da Comporta terá hotéis, campos de golfe, academias de ténis, paddle ou futebol e até uma clínica, além de moradias, claro, que deverão ficar prontas logo no primeiro semestre de 2024. Os preços? Vão dos 1,7 milhões… aos 20 milhões de euros. Também nesse ano deverá entrar em funcionamento pelo menos um dos hotéis projetados para o local.
Ora, há mais uma novidade relacionada com este projeto: a construção de hubs culturais e criativos desenvolvidos nos empreendimentos “Torre” e “Dunas”, numa primeira fase, e no empreendimento “Muda Reserve”, numa segunda fase, ocupando uma área de aproximadamente 200 m² cada.
Num investimento a rondar os 1,5 milhões de euros, os hubs culturais e criativos assentam no desenvolvimento de três eixos complementares que juntam espaços de leituras físicos e itinerantes com milhares de obras sobre todas as áreas do saber – da história à ciência, passando pela literatura nacional e internacional –, locais de encontro para a realização de cursos e workshops, espaços juvenis e polos de animação cultural com projeção junto das populações dos concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal.
As obras a incluir no acervo literário serão identificadas através de uma parceria entre a Vanguard Properties e a Casa das Letras Bed & Books, entidade com ampla experiência no desenvolvimento de projetos de turismo literário e artístico.