As inovações tecnológicas da última década criaram uma nova era de ouro do empreendedorismo. Em nenhum outro momento da história foi tão fácil, acessível e barato criar um negócio próprio. Neste artigo, vamos elencar quatro das tecnologias que mais contribuíram para esta nova realidade.
Uma nova realidade
O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos desmaterializou uma série de soluções que, anteriormente, requeriam avultados investimentos, tornando-se, por isso mesmo, inacessíveis aos empreendedores.
Hoje em dia, porém, existe uma série de soluções que cumprem as principais funções de um negócio online e que estão disponíveis a um custo cada vez mais comportável para o comum dos investidores. Nesse sentido, criar um negócio depende agora apenas de um pequeno conjunto de tecnologias essenciais e que passamos a elencar.
Gerador de nomes negócio
Um dos momentos mais difíceis, que pode mesmo ser agoniante, para qualquer novo empreendedor, é o de escolher a designação comercial da empresa ou do negócio. Criar um nome que abranja a sua filosofia, que seja atrativo, personalizado e impactante no mercado não é uma tarefa fácil e requer ajuda.
É, portanto, neste contexto, fundamental para muitas empresas utilizar um gerador de nomes de negócios para as auxiliar nesta importante missão que, de outra forma, se tornaria longa e penosa. Com recurso às mais recentes tecnologias de deep learning, estes serviços fazem uso de uma base de dados praticamente infinita, com milhões de conjugações de nomes possíveis.
Software de criação de sites
Neste mundo crescentemente globalizado e sem fronteiras, os sites têm vindo a assumir uma maior centralidade enquanto ponto de vendas e de comunicação de qualquer negócio, seja físico ou digital.
Os sistemas de criação de sites disponíveis na Internet apresentam-se, consequentemente, como uma ferramenta crucial para qualquer empreendedor no sentido de poder criar, de forma acessível e personalizada, um espaço online que dê expressão ao negócio, promova a sua filosofia e sirva de plataforma de vendas.
Sistemas de Gestão de Negócio
Outra tecnologia absolutamente indispensável para novos negócios são os sistemas de gestão de negócios.
Com o alargamento geográfico do mercado das empresas, estas passaram de vender localmente para vender globalmente, com as encomendas nos sites das empresas a chegar a qualquer hora do dia, várias vezes em simultâneo.
Torna-se, portanto, fundamental, ter um sistema de gestão do stock que gira ao segundo as vendas e o material ainda disponível, de modo a avisar os departamentos responsáveis da necessidade da reposição e a eliminar as situações de excesso de encomendas, tão lesivas para as empresas na relação com os clientes e em termos reputacionais.
Nesta perspetiva de sistemas de gestão cabem também os softwares de gestão financeira, que permitem controlar com rigor todos os fluxos financeiros do negócio.
Cibersegurança
Começam a surgir associadas aos dados um número de expressões e epítetos que dão conta do seu crescente valor. O “novo ouro” e o “novo petróleo” são duas das mais utilizadas.
Como tudo na vida, aquilo que tem valor é algo de cobiça alheia. E de furtos. A crescente onda mundial de criminalidade digital ligada ao roubo de dados é cada vez mais uma preocupação das empresas, que, naturalmente, colecionam dados de colaboradores, fornecedores e clientes.
Um bom sistema de proteção dos sistemas informáticos dos negócios, resistente a ataques cibernéticos através da eliminação de vulnerabilidades, para além dos habituais softwares de antivírus e das VPN, os investimentos em tecnologia de cibersegurança, têm vindo a revelar-se absolutamente crucial para as empresas, que funcionam cada vez mais em rede, ao ponto de o Estado as apoiar nesta missão.