Infraestruturas de Portugal já começou obras de reabilitação do troço Ermidas do Sado – Grândola Norte

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A empreitada tem associado um investimento de cerca de seis milhões de euros.

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu início, na semana passada, à empreitada de modernização do troço da Linha do Sul, entre Ermidas do Sado e Grândola Norte.

O troço da Linha do Sul entre Ermidas do Sado e Grândola Norte tem 34,6 quilómetros de extensão. Os trabalhos a realizar envolvem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes. Nas empreitadas de modernização de via que a IP tem vindo a executar, são colocadas travessas polivalentes, que permitem uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro.

Será também efetuado o prolongamento de linhas nas estações de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, por forma a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento, aumentando os níveis de capacidade e operação da infraestrutura e disponibilizando aos operadores ferroviários a possibilidade de transportar maior volume de mercadorias e maior número de circulações diárias.

Ainda no âmbito da empreitada, será realizada a construção de uma nova passagem hidráulica em Canal Caveira.

Integrada no projeto de criação do Corredor Internacional Sul, a intervenção que agora teve início constitui a segunda fase do projeto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul, estando já em fase adiantada de execução a empreitada no troço entre Sines e Ermidas do Sado.

As Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajeto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid. Os investimentos que estão a ser realizados irão dotar estas vias de maior capacidade operacional e segurança, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias através do reforço da conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa.

A criação do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:

  • Reforço da coesão económica e social no território nacional;
  • Melhoria da mobilidade através da redução de tempos de percurso e a oferta de novos serviços;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Redução de emissões de Gases com efeito estufa;
  • Reforço das ligações a Espanha e resto da Europa;
  • Mais segurança.
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