Vila Origens Boutique Hotel – Uma gema de Albufeira

- Publicidade -

Um pedacinho imperdível de oásis em pleno Algarve.

Sim, o Echo Boomer já falou anteriormente do hotel mais chique e exclusivo do Algarve, que surge da conversão de imóveis romântico neo-islâmicos datados do século XIX. Adivinharam: trata-se do Vila Origens, um hotel Adults Only, que promete ser a referência na categoria de hotéis boutique em Albufeira.

Tudo começou com uma ideia do casal Albert e Natália Kruize, ele holandês e ela algarvia, quando decidiram por o projeto em andamento em 2019. Três anos depois, foi no passado dia 13 de junho que se celebrou a sua abertura ao público.

A unidade hoteleira em si conta, para já, com 18 quartos, estando prevista a abertura de mais sete em breve, passando a contar no total com 25 quartos. Os quartos estão equipados com ar condicionado, secador, amenities, chaleira, mini-frigorífico, TV, Wi-Fi e roupões de banho. Alguns dos quartos contam ainda com uma lounge area e terraço para que se possa desfrutar de uma vista única sobre a cidade de Albufeira.

Para além dos quartos, o Vila Origens dispõe de uma piscina infinita bem no centro do hotel, com várias palmeiras saídas diretamente de um oásis. Há ainda espreguiçadeiras, sombrinhas e uma espécie de camas gigantes no exterior, onde é possível não só ficar a relaxar e a beber uma bebida, como trabalhar – isto para quem quiser ou tiver coisas para fazer, vantagens do teletrabalho.

Não conseguimos resistir ao charme que o hotel evidenciava nas fotografias, e foi por isso mesmo que decidimos partir à aventura para conhecer este oásis em plena Albufeira. Ao chegar, e este é mesmo o único ponto mais chato que temos a apontar, é que é algo complicado estacionar na zona do hotel. Porém, existe uma espécie de parque de estacionamento gratuito que permite deixar o carro sem problemas, ficando a cerca de uns meros cinco minutos a pé. Por isso, optámos por descarregar as malas à porta do hotel e, logo de seguida, deixar o carro estacionado no tal parque.

A receção fica num pequeno edifício fora da unidade hoteleira em si. Feito o check-in, fomos acompanhados até ao nosso quarto, com uma breve apresentação ao longo do percurso do hotel. Ao entrar na unidade hoteleira em si, existe um género de um portão feito todo em madeira automatizado que, quando começou a abrir, revelou toda a beleza e elegância que estavam do lado de lá. Era como se, de repente, estivéssemos numa aventura dos tempos antigos. E é impossível não ficarmos impressionados, dada a importância com os detalhes.

As suas formas arquitetónicas e os materiais usados, a forma como as cores foram pensadas, tudo isso surgiu por parte dos fundadores que, por ali, criaram um espaço de excelência, luxuoso e impressionante, como não é costume ver em Portugal. Recriaram um cenário mourisco-islâmico e tiraram proveito também da história daquele lugar, já que é possível ver a muralha defensiva da cidade, que data do séc. XII.

Como já dissemos, a sensação de ficar alojados no Vila Origens é que estamos num outro qualquer país, como por exemplo Marrocos. Dizemos isto porque, quando visitámos o país, ficámos instalados numa Riad no centro de Marraquexe, e foi essa a sensação despertada pelo Vila Origens: a de estarmos numa Riad extremamente chique e exclusiva. Para essas vibes, muito podemos agradecer à piscina infinita, existente no centro do pátio. Ajuda… e muito! Com a água impecável, foram vários os mergulhos, ainda por cima com vista para a downtown de Albufeira.

Relativamente ao quarto no qual ficámos hospedados, temos a destacar que estava meticulosamente limpo. Já a casa de banho foi muito bem pensada para todo o conforto dos hóspedes, contando com uma vasta oferta de amenities (que eram colocadas todos os dias) e com uma parede toda envidraçada, permitindo assim ser uma casa-de-banho “semi-aberta” para o quarto. A cama era grande, limpa e muito confortável, e tinha um lindíssimo tapete tipo marroquino por cima, que combinava com os restantes elementos do quarto de decoração, com clara inspiração romântico-islâmica.

A parte exterior possuía uma mesa com duas cadeiras, que permitiam desfrutar de toda a zona envolvente da propriedade e também das vistas para Albufeira. Não há como não o fazer, principalmente quando têm um ótimo vinho branco que faz parte do welcome drink do Vila Origens.

Importa ainda acrescentar que o facto de ser Adults Only é algo que cria uma atmosfera de verdadeira paz e descanso. Estamos no hotel como se estivéssemos na nossa casa, tal é a tranquilidade que se tem, sendo um hotel que serve isso mesmo aos seus clientes: um verdadeiro retiro de descanso.

Para já, só é possível contar com a opção de alojamento e pequeno-almoço, mas, brevement,e vai abrir um restaurante que permite aos hóspedes poderem comer a qualquer hora do dia. Nós provámos o pequeno-almoço e ficámos surpreendidos com a qualidade e quantidade de oferta que havia… até champanhe para beber! Claro que também podemos contar com o típico pão, croissant, queijos, sumos, café, iogurte e tudo mais, sempre a desfrutar da vista maravilhosa que estava à nossa frente enquanto dávamos uma dentada num pastel de nata quentinho (e bom!).

Também não podemos deixar de referir o cuidado extremo, simpatia e atenção dada ao cliente por todos os membros do staff do hotel. Grande profissionalismo, mas com um toque de personalização do atendimento ao cliente, que é também um dos grandes chavões do Vila Origens.

Localizado na Rua José Bernardino de Sousa nº 4, em Albufeira, podem efetuar as vossas reservas através do site oficial ou pedir mais informações via email ou ligando para o 966924389.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados