Comboio histórico The Presidential faz a sua última viagem em outubro

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Será a última oportunidade para terem uma viagem gastronómica de luxo.

Hoje a jóia da coroa do património ferroviário Português, o Comboio Presidencial transportou Presidentes, Chefes de Estado, Reis e Papas durante mais de um século. Construído em 1890, este serviu a corte do rei D. Luís I como o Comboio Real, recebendo a bordo convidados de honra como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. Rebatizado “Comboio Presidencial” no início do século, transportou os Chefes de Estado Portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de circulação.

O Comboio Presidencial era composto por cinco carruagens de luxo: o salão do Chefe de Estado, o salão dos Ministros, o da Comitiva e Segurança, o salão Restaurante e a carruagem dos Jornalistas.

Havia ainda o furgão que servia para transporte e acomodamento de material, malas e correio. A Brigada Presidencial, assim chamada na altura, era a tripulação que acompanhava o comboio nas suas viagens presidenciais e era constituída por 15 funcionários de categoria, competência e seriedade inquestionáveis: um inspetor, um serralheiro, um eletricista, dois condutores de carruagens, um revisor de bilhetes, um revisor de material, um maquinista e dois inspetores de tração, dois cozinheiros, dois ajudantes de cozinha e quatro criados de mesa. Também muitas pratas, cristais e conversas delicadas.

Já a história recente deste The Presidential deve-se ao empresário Gonçalo Castel-Branco que, numa visita ao Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, conheceu o Comboio Presidencial. E foi amor à primeira vista.

Foi então em 2016 que surgiu esta “nova vida” do comboio, tudo graças a um contrato assinado entre o MNF e Gonçalo Castel-Branco, que permitia ao empresário utilizar anualmente um número limitado de quilómetros do Comboio Presidencial. E logo começou a experiência pela linha do Douro com chefs Michelin, naquilo que seriam viagens gastronómicas de luxo.

O projeto corria tremendamente bem, até que veio a pandemia, o que obrigou a deixar o The Presidential em stand by… até agora. Em 2022, o comboio volta a circular, mas por tempo limitado, pois a sua última viagem acontece já a 23 de outubro.

“Deixar para trás uma ideia que se aprimorou com muito esforço e dedicação, que colheu atenção mediática sem precedentes, quer nacional quer internacional, que chegou até a ser considerado o melhor evento público do mundo, é naturalmente difícil, mas levo o orgulho de ter ultrapassado todas as expectativas e objetivos dos nossos parceiros”, refere Gonçalo Castel-Branco em comunicado.

“Todo o reconhecimento que tem acompanhado este projeto só é possível porque desde o início tivemos instituições como o Museu Nacional Ferroviário, a CP e a EMEF que acreditaram nesta ideia e mostraram que feitos incríveis podem acontecer quando se apoiam conceitos frescos, novos e que cuidam e revitalizam o património português”, acrescenta ainda o empresário.

Serão feitas um total de 16 viagens, com a primeira a realizar-se a 3 de setembro. Esta “Disneyland para adultos” inicia a sua viagem às 11h45, de onde parte da Estação de São Bento. Depois, a partir daí, terão a bordo um almoço gourmet e harmonização de vinhos, uma visita à Quinta do Vesuvio e prova de Portos e, já novamente dentro do comboio, animação a bordo, café e digestivos. A experiência termina por volta das 21h30, hora em que se chega à Estação de São Bento.

E caso estejam preocupados com a preservação do comboio, podem ficar descansados, pois foi “magnificamente restaurado em 2010”, sendo que o “mobiliário e charme que o tornaram icónico mantêm-se intactos”.

O custo é que não é para todos: 750€ por uma viagem gastronómica de luxo.

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