Nova troço vai ligar o centro da cidade de Penafiel à localidade de Rans

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A empreitada, no valor de cerca de 5,5 milhões de euros, envolve a construção de um troço com cerca de 1.500 metros.

A IP – Infraestruturas de Portugal consignou esta semana a empreitada de construção do troço do IC35 entre Penafiel e Rans, desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta obra constitui a primeira fase do projeto do IC35 que ligará Penafiel a Entre-os-Rios, na dimensão de Investimentos Missing links e Aumento da capacidade da Rede. O troço do IC35 a construir desenvolve-se integralmente no concelho de Penafiel, nas freguesias de Guilhufe e Urrô.

A empreitada, no valor de cerca de 5,5 milhões de euros, envolve a construção de um troço com cerca de 1.500 metros, com início numa rotunda a construir na EN15 e o final numa outra rotunda localizada em Marecos, assegurando a ligação à rede rodoviária local e a futura continuidade do IC35 para sul. Ou seja, esta obra rodoviária vai ligar o centro da cidade de Penafiel (EN15) à localidade de Rans (EN106), numa extensão de 1,5 quilómetros.

A obra contempla também a construção de um viaduto sobre o vale do Rio Cavalum, com uma extensão de 244 m, e de três Passagens Superiores (PS). Uma das PS está associada à obra de reconstrução da atual rotunda de ligação da EN106 com a Rua 3 de Março, e as duas restantes dizem respeito à criação de restabelecimentos rodoviários, que irão garantir a reposição das vias afetadas pela construção do IC35.

“É, para mim, um orgulho enorme poder fazer parte de uma história que começa finalmente a concretizar o IC35”, indicou o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, na cerimónia de consignação da primeira fase do Itinerário Complementar 35, referindo que está na fase final de projeto o resto da ligação, até Entre-os-Rios, numa extensão de 12 quilómetros.

Insistindo no esquecimento de décadas a que tem sido votada a região, o Ministro elencou outras acessibilidades que vão avançar no território, nomeadamente a ligação de Baião à Ponte da Ermida, a variante à EN222, em Castelo de Paiva, para ligar à A32, a ligação da zona industrial de Cabeça de Porca à A11, em Felgueiras, a variante que ligará Celorico de Basto à A7, a variante à EN211 Quintã/Mesquinhata, “tão importante para Marco de Canaveses, Baião e Cinfães”.

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