Como otimizar o fulfillment do vosso eCommerce

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O termo fulfillment com certeza não vos é estranho, mas talvez não saibam exatamente em que consiste.

O fulfillment é composto por todos os processos que compõem a cadeia logística de um eCommerce, desde o momento em que o cliente faz uma encomenda até à chegada dos artigos às suas mãos. Este conceito desempenha um papel crucial na gestão logística e no sucesso de qualquer eCommerce, e a sua otimização e eficiência influencia, em grande escala, o sucesso de uma loja online.

Como otimizar o eCommerce fulfillment

Ao contrário do que se possa pensar, a dificuldade em gerir um negócio online não se resume apenas a atrair tráfego para o vosso website e a maximizar a conversão de leads. É certo que esta primeira fase requer um grande esforço e investimento, mas é após o pagamento que o verdadeiro problema surge: o processamento das encomendas.

O fulfillment é um elemento particularmente delicado, pelo que devem certificar-se de que têm tudo sob controle. Estes são alguns dos principais pontos a ter em conta:

Um armazém eficiente é meio caminho andado

Se há algo que podemos aprender com a Amazon, é a importância da gestão rápida e eficiente dos envios. O seu sucesso baseia-se, em grande escala, num processo de fulfillment otimizado ao expoente máximo.

Para garantir um fulfillment eficiente, é vital otimizar as etapas que antecedem a recolha das encomendas pela transportadora, inclusive através da utilização das ferramentas certas. As picking lists permitem garantir que são recolhidos os produtos certos para cada encomenda em tempo recorde. A utilização de um scanner para processar encomendas simplificará ainda mais o processo de picking.

O packing adequado dos artigos a enviar é igualmente importante para garantir que os produtos chegam ao destino em perfeitas condições.

Escolher a transportadora certa

Uma vez processadas as encomendas, resta notificar a transportadora para as recolher. É importante perceber quais as transportadoras adequadas para fazer os envios das vossas encomendas de acordo com as vossas características e com as necessidades do eCommerce. O nosso conselho é trabalhar com mais do que uma transportadora de forma a poderem selecionar a melhor companhia para cada envio de acordo com o destino da encomenda e o nível de urgência. Além disso, dispor de diversos métodos de envio, uns mais urgentes, outros mais económicos, para agradar a todos os clientes pode revelar-se uma importante fonte de vantagem competitiva.

A importância do tracking de encomendas

Informar o cliente acerca do estado e da localização da sua encomenda é fundamental para proporcionar uma experiência de compra de excelência. Quer na forma de mapa atualizado em tempo real, quer através de notificações via email ou SMS, manter os clientes informados sobre o paradeiro da encomenda é essencial para conquistar a sua confiança e cultivar uma relação mutuamente benéfica entre a marca e o cliente. Ponto bónus se utilizarem um portal de tracking próprio, personalizado com o seu branding.

Investir na automatização de processos

A automatização dos processos é essencial para reduzir os erros, o tempo de trabalho e os recursos necessários para realizar uma grande parte da gestão logística de um eCommerce.

A automatização do picking e packing, por exemplo, permite acelerar o processo de preparação das encomendas e evitar erros, como o envio de um produto incorreto a um cliente.

Quando automatizamos os processos, eliminamos os enganos, os esquecimentos e as confusões. Acaba-se com o desperdício de tempo e com as tarefas manuais enfadonhas. A automatização do fulfillment é a chave para poupar tempo e recursos e para proporcionar a melhor experiência de compra possível.

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