Aposta no desenvolvimento de rotas permitiu atingir em 2022 valores de conectividade próximos de 2019.
O Aeroporto do Porto foi distinguido, pela primeira vez, como Best European Airport 2022 pelo ACI Europe, a organização internacional dos aeroportos. Na atribuição do prémio, foi destacada a recuperação da atividade após crise pandémica, a qualidade de serviço e as ações implementadas no âmbito da sustentabilidade.
Em termos de projetos sustentáveis, destaca, o ACI Europe, a criação do Forum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono, os projetos de reutilização da água (dos veículos dos socorros e das garrafas dos passageiros, para rega e lavagens nos aeroportos), a redução da pegada hídrica e o sistema inovador de triagem de resíduos com uma central dedicada no Aeroporto.
Os critérios de avaliação para os prémios desde ano estiveram sobretudo relacionados com a qualidade de serviço e a implementação de medidas durante a crise pandémica nas áreas operacionais, saúde e segurança, gestão comercial, no contexto da estratégia de sustentabilidade do aeroporto e da sua recuperação financeira. E foi com evidências fortes da concretização destas medidas e da sua qualidade que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vê agora atribuído o prémio de melhor Aeroporto Europeu nos aeroportos entre 10-25 milhões de passageiros. Saliente-se que no ano passado foi-lhe atribuída, no mesmo fórum, a menção Highly Commended, a par com o Aeroporto de Lisboa.
Refira-se que este aeroporto tem sido recorrentemente premiado pela ASQ ACI (Airport Service Quality), recebendo diferentes distinções em posições cimeiras nos últimos 15 anos.
Neste momento, o Aeroporto do Porto já superou o nível de conetividade do verificado no verão de 2019, sendo agora disponibilizadas 100 rotas regulares (em 2019, eram 99).