Um investimento de mais de 6,2 milhões de euros.
Foi lançada a primeira pedra da construção de 70 novas casas no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, e assinado o contrato de financiamento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência. Um contrato que permitirá financiar a 100% a fundo perdido este investimento de mais de 6,2 milhões de euros, enquadrado na Estratégia Local de Habitação do município de Lisboa.
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, participou na cerimónia e lembrou que o problema da habitação só se resolverá com o aumento da oferta pública. “Temos apenas 2% de habitação pública, o que torna mais difícil a resposta às necessidades. Mesmo demorando, o parque habitacional público é a única forma de dar respostas às pessoas”.
O Ministro, acompanhado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, salientou ainda que, “no curto prazo, não ignoramos que é difícil resolver um problema que se veio acumulando ao longo de anos. Temos, de facto, preços proibitivos em várias partes do País, desde logo em Lisboa. Não há uma bala de prata. Vamos recorrer a todos os mecanismos que temos ao dispor para um problema que é gigante”.
Pedro Nuno Santos afirmou que o Governo vai estudar as melhores práticas europeias, mas relembrou que “o congelamento dos preços marcou de forma relativamente perversa a forma como fomos dando resposta às necessidades de habitação da nossa população, que não devia ter sido feita às custas do setor privado, mas deveria ter sido resposta pública”.