Câmara de Gaia começa a construir o primeiro de 12 parques infantis temáticos em julho

- Publicidade -

Serão seguros, inclusivos, acessíveis, atraentes, verdes e para todas as famílias.

Estávamos em agosto de 2020 quando a Câmara Municipal de Gaia referia que a instalação de parques temáticos em diferentes zonas do município estava dar os seus primeiros passos. Na altura, a autarquia afirmou que, em poucos dias, seriam abertos os para as empreitadas de construção dos parques Pinóquio, a ficar instalado no Jardim Soares dos Reis (Mafamude e Vilar do Paraíso), e o parque Abelha Maia, no Jardim Capitão Leitão (Santa Marinha e São Pedro da Afurada).

Ora, bastante tempo depois, é finalmente em julho deste ano que a construção do primeiro dos 12 parques temáticos vai finalmente arrancar. O primeiro a ser construído será o A Volta ao Mundo em 80 Dias, na Lavandeira, cujo investimento ultrapassa os 800.000€. As obras deverão estar concluídas em fevereiro de 2023.

Outros dos parques, além dos anteriormente mencionados, serão o Peter Pan, A Bela e o Monstro, Alice no País das Maravilhas, Bela Adormecida, Descobrimentos, Parque Musical, Principezinho e Os Quatro Elementos: Ar, Água, Terra e Fogo. Comum a todos eles? Os parques contarão uma história através de uma narrativa própria, quer a partir dos equipamentos lúdicos e escultóricos escolhidos, quer através do mobiliário urbano e da vegetação.

“Cada parque deixará uma moral, despertando a curiosidade dos espectadores, quer para a leitura de cada uma das histórias ou temas, quer para o que podemos extrair em termos de ensinamento de vida”, diz o município de Gaia em comunicado.

Estes parques temáticos serão também “seguros, inclusivos, acessíveis, atraentes, verdes e para todas as famílias”. “A criação de uma rede de parques temáticos implementada à escala do concelho tem como finalidade o estabelecimento de um circuito de equipamentos de recreio e lazer que se distinguem de outros parques infantis pelo seu caráter multigeracional e inovador”, refere a Câmara de Gaia.

Os parque estão todos em diferentes fases: uns em fase de estudo, outros em fase de projeto de execução, outros em fase de projeto, pelo que deverá demorar até todos estarem concluídos. Ao todo, a autarquia irá investir mais de seis milhões de euros nestes equipamentos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados