O investimento global foi de 4 milhões de euros.
Foi concluída a empreitada de renovação integral de via, entre os km 1,100 e 4,090 da Linha do Norte, no troço Santa Apolónia – Braço de Prata, em Lisboa.
Esta obra contemplou, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão;
- Substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada;
- Beneficiação do sistema de drenagem da via em toda a extensão;
- Desguarnecimento mecânico com depuração de balastro, rebalastragem e ataque mecânico pesado.
Com a sua conclusão foram alcançados os objetivos estratégicos associados ao projeto, nomeadamente:
- Melhoria dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura;
- Melhoria dos níveis de conforto e comodidade para o passageiro;
- Redução dos custos de manutenção;
- Redução dos níveis de emissão de ruido.
Tratando-se de um troço estratégico da rede, e no sentido de minorar os impactos e perturbações na circulação ferroviária, a intervenção foi integralmente desenvolvida em período noturno.
Uma vez que a linha se encontra implantada numa área urbana, residencial, os trabalhos foram precedidos de informação e sensibilização junto dos confinantes, tendo igualmente sido adotadas algumas medidas mitigadoras com o propósito de reduzir os incómodos relacionados com o seu desenvolvimento, nomeadamente, ao nível do ruído.
Esta obra, executada pela Mota Engil, representou um investimento global de 4 milhões de euros.