A startup portuguesa combate os batoteiros com ajuda da inteligência artificial.
Os videojogos online podem ser o palco de diversão e de competição. Em ambos os casos, apela-se sempre ao bom comportamento dos jogadores, através de regras e limites sociais e, em muitos casos mecânicos, com a aplicação “invisível” de ferramentas que impedem os jogadores mais oportunistas de estragarem as sessões de jogo.
As soluções são várias e, entre elas, temos a Anybrain, uma empresa portuguesa fundada em 2015, que aposta no recurso à inteligência artificial para detetar bots, batoteiros, programas ilícitos, entre outros, regularmente usados em CSGO, League of Legends ou em Valorant.
Segundo a página oficial da Anybrain, o seu sistema funciona através da aprendizagem do comportamento dos jogadores, as suas ações, pausas, etc, incluídos jogadores legítimos e ilegítimos, de forma a interpretar e detetar aqueles que usam mecanismos fraudulentos durante as sessões de jogo.
De acordo com a Anybrain, este sistema difere dos outros sistemas anti-cheat por se focar inteiramente no comportamento dos jogadores, através da análise, em vez de filtrar as aplicações instaladas nas máquinas dos jogadores, ou de criar “armadilhas” para batoteiros suspeitos. É uma solução que consideram “não invasiva e proactiva para cheats em jogos online” e “agnóstica ao jogo e à plataforma”.
Recentemente, a Anybrain lançou os resultados de testes em Valorant, que refletem as ambições da ferramenta sua anti-cheat. De acordo com dados partilhados entre 1 de setembro e 16 de dezembro de 2021, através da plataforma de rastreamento de estatísticas em esports G-Loot, onde se contaram 28,583 jogadores de Valorant, foram detetadas cerca de 2426 fraudes com o Anybrain.
Dessas deteções, 723 foram mesmo de jogadores únicos, o que significa que os restantes usaram mais do que uma conta nas suas ações. Ao todo, foram também banidos 386 jogadores, 336 deles com a ajuda da Anybrain.
Além disso, a Anybrain afirma que detetou e baniu 37 bots, atingindo 100% de sucesso na deteção, comparativamente ao sistema anti-cheat da Riot Games para Valorant, o Vanguard.
Este é um exemplo não só da eficácia da Anybrain a detetar comportamentos e jogadores que fogem às regras no Valorant, mas também um pequeno olhar ao futuro da proteção dos jogos competitivos com recurso à Inteligência artificial.
A Anybrain, espera assim elevar o fair-play nos esports a um novo patamar, diminuindo a batota e a negatividade que, por vezes, assombra o meio, com dúvidas e suspeitas de jogadas mais questionáveis.
Para além de Valorant, há mais jogos que já começaram a ser usados como testes destas novas tecnologias, como é o caso de Apex Legends, CS:GO, Rocket League e League of Legends, com Dota 2 e PUBG no futuro.