Está a chegar a 7ª edição do Talkfest

- Publicidade -

A 7ª edição do Talkfest – International Music Festivals Forum ocorrerá integralmente em Lisboa, nos dias 15 e 16 de Março de 2018, e vai contar com conferências (com keynote speakers internacionais), apresentações (profissionais/ científicas), seminários, documentários, job fair, assim como os respetivos moderadores e oradores presentes nas mesmas.

O primeiro dia é dedicado aos Iberian Festival Awards e o segundo, além da programação no interior dos auditórios, terá momentos de networking, ativações de marca e duas novidades este ano: exposições e uma afterparty.

Os oradores presentes nesta edição trabalham a nível nacional e internacional diretamente na gestão de festivais e na criação de formas de sucesso para os seus artistas e no conforto e informação para o público que os frequenta, sendo testemunhos atuais e modernos para um novo paradigma desta tipologia de eventos que virá nos próximos anos. Houve a preocupação também de trazer a discussão a indicação de números que permitam elucidar aquilo que são as tendências de trabalho nos profissionais que interferem na esfera desta área de negócio. Para além disso, traz-se para a frente do palco temas como bilhética (e as novas virtudes e problemas), a música portuguesa, as adaptações da futura remodelação da lei da Segurança Privada e em como isso afetará os festivais e o que fazem as marcas para aumentar a sua notoriedade, o futuro do entretenimento cultural, a ativação de marca num festival para obter notoriedade ou a internacionalização da música portuguesa.

A 3ª edição dos Iberian Festival Awards (22 categorias com vencedores ibéricos e nacionais + 1 excellence award + live acts: Whales, Madrepaz, quartoquarto e Desakato) já tem também finalistas anunciados. Estes prémios servem para reconhecer, apoiar e premiar festivais de música; festivais culturais (e.g. cinema, teatro, gastronomia), media partners e artistas musicais e empresas que prestaram serviços ou se ativaram nos festivais ao longo do ano de 2017.



Pela primeira vez, existe no Talkfest um “Encontro Ibérico de promotores e equipas de trabalho em festivais”, num momento de acesso exclusivo e fechado a responsáveis de 30 entidades de Espanha e Portugal. Um momento que se quer percussor de normas de cooperação a dois anos, discutindo-se as problemáticas atuais em cada país, a contratação de artistas e as relações entre pares (competidores).

A exposição é fotográfica e é dedicada ao “Poder dos festivais”. Uma mostra de 21 festivais portugueses, que conseguem ser definidos apenas por um momento e registo fotográfico.

A última conferência será transmitida em direto pela rádio Antena 3, através do programa “Prova Oral”. Fiquem com a programação completa em baixo:

15 de Março

Iberian Festival Awards (Fórum Lisboa)

21h00 Abertura de portas
21h30 Início gala – 23 categorias (vencedores nacionais e ibéricos) + 6 atuações ao vivo
00h00 Afterparty (Open bar + dj set)

16 de Março

Conferências (Auditório I – Museu das Comunicações)

A. 9h00-10h00 | Novas necessidades na gestão e tratamento do público
Moderador: Pedro Esteves (Jornalista Público – PT)
1. Gen. Fernando Governo Maia (Vice-presidente Cruz Vermelha – PT)
2. Pedro Machado (Presidente Turismo do Centro – PT)
3. Tiago Martins (Diretor Leiria Dancefloor – PT)
4. Vasco Sacramento (Diretor Sons em Trânsito – PT)

B. 10h00-11h00 | Mobilidade, Cashless e soluções tecnológicas – como educar o público dos festivais? powered by Embly
Moderador: Rui da Rocha Ferreira (Jornalista Future Behind – PT)
1. Catarina Cabral (Marketing Cabify – PT)
2. Cláudio Martins (Ass. Producer Monte Verde Festival – PT)
3. Eduardo Alvares (Co-founder Netpdv – BR)
4. José Luís Gaspar (Presidente Mun. Amarante – PT)
5. Vasco Durão (Diretor Guitarras ao Alto – PT)

C. 11h15-12h15 | 2018: Novas estratégias para os festivais de música de Espanha depois de um ano com incidentes
Moderadora: Katy Lema (Jornalista El País – ES)
1. Joan S Luna (Chief editor Mondo Sonoro – ES)
2. TBA (promotor Espanha)
3. TBA (promotor Espanha)
4. TBA (promotor Espanha)

D. 12h15-13h15 Roskilde – reasons for the sold out
Keynote Speaker | Signe Lopdrup (CEO Roskilde Festival – DK)

E. 14h00-15h00 | Ativar serve para ter apenas notoriedade?
Moderadora: Carla Borges Ferreira (Diretora Meios & Publicidade – PT)
1. Bruno Lopes (Int. Brand Manager Super Bock – PT)
2. Bruno Tristão (Brand activation & events specialist – PT)
3. João Pinho (Diretor Press Link – PT)
4. Maria Antónia Saldanha (Brand & Com. Director Sibs – PT)
5. Luís D’Eça Pinheiro (CMO Mkt Brisa / Via Verde – PT)

F. 15h00-16h00 | Produção: um puzzle simples ou complexo?
Moderador: Miguel Franco de Andrade (Jornalista Sic / Cartaz Cultural – PT)
1. Daniel Boto (Produtor FIMM – Festival Internacional Música Marvão)
2. Eurico João (Coord. Engenharia Rock in Rio – PT)
3. Francisco Rebelo de Andrade (Partner Lisb-On)
4. Nuno Sampaio (Diretor Ghude – PT)
5. Rafael Machado (Diretor Semibreve – PT)

G. 16h30-17h30 | Opções de bilhética para o público: primárias vs. secundárias
Moderadora: Catarina Marques Rodrigues (Jornalista RTP / blogger Chicas Poderosas – PT)
1. Antoine Biehler (Project manager Paylogic – FR)
2. Emília Simões (CEO & Founder Last2Ticket – PT)
3. Paulo Amaral (CFO & COO Neopop / Partner The BPM Festival – PT)
4. Rui Dias (director Weegoto – PT)
5. Zack Sabban (CEO Festicket – UK)

H. 17h30-18h30 | A música cantada em português. Fatores do (para o) sucesso
Moderadora: Mariana Oliveira (jornalista Antena 3 – PT)
1. Frederico Martinho (Guitarrista HMB – PT)
2. Jimmy P (Artista – PT)
3. Joaquim Fonseca (Diretor Glam / agente artistas – PT)
4. Jorge Alexandre Dias (Diretor Rodellus – PT)
5. Tiago Pereira (Fundador A Música Portuguesa a Gostar dela Própria – PT)

I. 18h30-19h30 | Qual o futuro do entretenimento cultural. Atuações exclusivas e únicas são solução ou problema?
Moderadora: Ana Moreira (host M80 / BTV – PT)
1. André Henriques (guitar player Linda Martini – PT)
2. João Modas (diretor Black Bass – Évora Fest / Pointlist – PT)
3. Maria Manuel (producer Party Sleep Repeat – PT)
4. Momo (artista musical – BR)
5. Selma Uamusse (artista musical – PT)

Apresentações profissionais (Auditório II – Museu das Comunicações)

A. 10h00-10h30 | Assessoria Mediática: eventos nacionais vs. eventos internacionais
Rodrigo Moita de Deus (Director NextPower – PT)

B. 10h30-11h00 | Acidentes de Trabalho em festivais – legislação em vigor e sua prevenção
Paula Lopes Vieira (ACT – Autoridade para as condições de trabalho – PT)

C. 11h00-11h30 | The Role of Business Intelligence in music Festivals – How to lower costs and increase ticket sales
Daniel Cordeiro (Founder Harmony – CA)

D. 11h30-12h00 | Event technology that turns festival fans into an effective sales channel – learn how Reading & Leeds sold 30,000 tickets through its biggest fans
George Follett (Head of Portuguese Sales Verve – UK)

E. 12h00-12h30 | Olhar de fora para dentro: O Alentejo como Destino de Arte e Natureza
José António Falcão (Diretor Festival Terras sem Sombra); Carlos Cupeto (Jornalista e professor Univ. Évora)

F. 12h30-13h00 | Desmistificar a Propriedade Intelectual ao serviço dos stakeholders dos festivais de música
Lígia Setúbal / Catarina Mascarenhas (Advogadas Vieira de Almeida & Associados – PT)

G.14h00-14h30 | Facilitação turística em festivais – o serviço de bengaleiro
Juliana Torres (Manager The Biggest Cloakroom – BR)

H. 14h30-15h00 | Ciclo Mundos – Como tornar a World Music numa tendência
Francisco Madelino (Presidente Fundação Inatel); Carlos Seixas (Diretor criativo)

I. 15h00-15h30 | Internationalization of an artist – synonymous of success?
Bruno Horta (Founder YouArtist – PT)

J. 15h30-16h00 | Soluções de transporte ao dispor do público dos festivais
Mário Azevedo (Founder Strike Tours – PT)

K. 16h30-17h00 | Glamping – campismo 2.0 para os eventos
Joana Reis (Project manager Kartent – PT)

L. 17h00-17h30 | Um novo mercado para artistas lusófonos
Karina Barbosa (CEO Step Música – AO)

M. 17h30-18h00 | A recordação para a edição seguinte do seu festival
Marco Lampreia (Diretor Photoflyer Portugal – PT)

N. 18h00-18h30 | Segurança privada ao dispor dos festivais: o que fazer?
Nuno Moreira (Auditor Segurança Interna / Consultor Segurança Aporfest – PT)

O.18h30-19h00 | O Food Court nos festivais – há espaço para inovação?
Luís Rato (Presidente Ass. Street Food Portugal – PT)

Apresentações científicas (Meeting room 2 – Museu das Comunicações)

A. 9h45-10h15 | Design de Som num projeto de Transmedia Storytelling
Aluno Tese FEUP, André Peixoto, 2017

B. 10h15-10h45 | Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal
Aluno Tese ISCTE-IUL, João Amaral Brito, 2017

C. 10h45-11h15 | FESTQUEST – a tipologia dos festivais portugueses e a opinião do seu público (balanço e conclusões de 2017)
Ricardo Bramão (presidente Aporfest)

D. 12h00-12h30 | Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra: estudo de caso de Co-branding (VodafoneFm)
Aluno Tese FEUC, Hugo Fernandes, 2016

E. 12h30-13h00 | O posicionamento da marca na ótica do consumidor: caso de estudo do Rock in Rio Lisboa
Aluno Tese ISCTE-IUL, Gabriel Cruz, 2017

F. 14h15-14h45 | Um Tremor de Sons em São Miguel. Estudo de caso alargado acerca do Festival Tremor e seus impactos na Ilha de São Miguel
Aluno Tese FLUP, André Belchior Sousa, 2017

G. 14h45-15h15 | Digital distribution and business models in the music industry
Aluno Tese UMinho, Filipe Pinto Leite, 2016

H. 15h15-15h45 | Reavaliação dos impactos económicos do festival SWR Barroselas Metalfest e relevância no desenvolvimento turístico da região
Research, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Jorge Coelho, 2017

Seminários (Meeting room 1 – Museu das Comunicações)

A. 9h30-11h30 | Arte e criação porque a música já não chega para se ir a um festival
Miguel Mesquita (Diretor artístico Galeria Baginski)

B.11h30-13h30 | Comunicação 360º aos artistas
Catarina Matos (Louder Music Branding); Alexandre Cardoso (Klasszik)

C. 14h30-16h30 | A mensagem social que o festival deve ter e transmitir
Elisabete Serra (Consultora Sair da Casca)

Atividades extra

D. 17h00-18h30 | Iberian Promoters [Encontro Exclusivo G30]
Normas de cooperação a dois anos

E. 19h00-20h00 | Prova Oral (debate em direto) com moderação de Fernando Alvim
Festivais: para onde caminhamos?

Dia
Exposição “O Poder dos festivais”
Job Fair

Documentários (Meeting room 2 – Museu das Comunicações)

16h00-17h20 | Fantasma Lusitano (2016, 56”, PT)
Q&A com David Francisco (realizador)

17h20-18h20 | Metal – Vagos Metal Fest e Santa Maria Summer Fest (2017, 30”, PT)
Q&A com Guilherme Hemriques (realizador) e Carlos Vieira Pinto (jornalista Arte-Factos)

18h20-20h00 | The Parkinsons: A Long Way to Nowhere (2016, 98”, UK)

Afterparty (Topo Chiado) – 00h00-02h00

Os bilhetes para o Talkfest e Iberian Festival Awards encontram-se à venda nos locais habituais. Toda a informação, confirmações e live counter disponíveis no site oficial.


- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados