O investimento foi de 42.681€.
A Câmara Municipal de Valongo começou por falar no Circuito de Contemplação no passado mês de março, sendo que, na altura, dizia que a inauguração oficial aconteceria “em breve”. Pois bem, esse em breve finalmente chegou.
Ao longo dos cerca de 30 quilómetros de circuito, o visitante tem a possibilidade de descansar, apreciar a paisagem, aproveitando três baloiços e três imponentes tronos romanos, para registar fotograficamente a sua passagem por este território.
Com elevações entre 350/400 metros acima da linha do mar, também é possível usufruir de vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, isto para o lado da faixa costeira. Para o interior, permite desfrutar de vales e serras. Em dias de boa visibilidade, permite visualizar uma das maiores serras de Portugal Continental com cerca de 1416 metros de altitude, a Serra do Marão.
O circuito tem como principais pontos o Baloiço do Monte Alto (Sanatório), o Baloiço Sta. Justa (Campo de Tiro), o Trono do Miradouro (Miradouro de Sta. Justa), Baloiço de Quintarei (Marco Geodésico), o Trono Vale da Tranquilidade (Vale da Tranquilidade) e o Trono de Pias (Alto de Pias).
De acordo com a autarquia, o investimento foi de 42.681€, incluindo a construção e implantação dos baloiços e dos tronos romanos, bem como a produção e colocação de sinalética específica, com levantamento e mapeamento do percurso geral, bem como dos acessos rápidos.