O Tejo é um património fundamental de Portugal.
Por isso, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa apresenta duas sugestões diferentes para aproveitar, desta vez, em Alcochete. Ao fim-de-semana ou ao final do dia, a dois ou em família, nesta vila histórica há muito para conhecer, enquanto se aprecia a melhor vista para a Reserva Natural do Estuário do Tejo.
O primeiro programa proposto pela ERT-RL é a Fundação das Salinas do Samouco, um local de alimentação, refúgio e nidificação para milhares de aves, onde se destacam espécies como a chilreta, o pernilongo e o borrelho-de-coleira-interrompida. Este é um local verdadeiramente único, uma vez que as salinas do Samouco se apresentam como o salgado com a maior riqueza e abundância de aves durante todo o período de preia-mar de todo o Tejo. O sal produzido pelo complexo da Fundação está certificado e destina-se a vários usos, nomeadamente para a gastronomia.
A segunda sugestão para uma tarde bem passada em Alcochete é a mais emblemática. Trata-se do programa de visita ao Bote Leão, a embarcação tradicional do Tejo conhecida como o “rei dos nordestes”. Com uma capacidade de 45 lugares, o Bote Leão pode ser visitado em várias modalidades, nomeadamente, em passeios com itinerário pré-definido, mediante a aquisição de bilhete individual, em eventos na embarcação, mediante cedência ou em passeios com percursos e duração distintas.