Depois de ter feito a sua estreia no iPhone, a tecnologia está pronta para ser disponibilizada de forma mais abrangente em equipamentos Android.
O Wireless Power Consortium (WPC) disponibilizou um comunicado a confirmar a rápida adoção do padrão de carregamento sem fio Qi2, que estará cada vez mais presente em dispositivos Android ao longo de 2025. O impulso dessa expansão parte principalmente de dois grandes fabricantes de dispositivos Android, a Samsung e Google.
O que é o Qi2?
O padrão Qi2 é a última evolução da tecnologia de carregamento sem fio, desenvolvido pelo WPC. Trata-se de uma solução mais eficiente e rápida que utiliza um sistema magnético para garantir que o dispositivo e o carregador fiquem corretamente alinhados. Essa inovação visa melhorar a eficiência do carregamento sem fio, tornando-o mais seguro e rápido, além de otimizar a experiência do utilizador.
A principal novidade do Qi2 é o seu mecanismo de alinhamento magnético, que facilita a colocação do dispositivo no carregador, promovendo uma carga mais estável e eficiente. O padrão é essencial para que o dispositivo seja certificado como Qi2, assegurando a compatibilidade e o desempenho ideais.
Inicialmente, a tecnologia foi adotada pela Apple, que a integrou nos seus modelos de iPhone. Contudo, só em 2024, com o lançamento do HMD Skyline, um dispositivo Android, o Qi2 começou a dar os primeiros passos no ecossistema Android. No entanto, o Galaxy Ring da Samsung também já traz suporte para esta tecnologia, embora com algumas limitações.
Agora, o WPC confirmou que tanto a Samsung, como a Google, vão integrar oficialmente esse padrão nos seus dispositivos ao longo de 2025. A Google, aliás, está profundamente envolvida no desenvolvimento da próxima versão da tecnologia, o Qi v2.2, o que demonstra o seu empenho em promover a difusão do mesmo, incluindo em novas áreas além dos smartphones.