1904 Benfica Hotel abre portas na Baixa de Lisboa e celebra a história do clube

- Publicidade -

O 1904 Benfica Hotel, na Baixa de Lisboa, mistura as memória de Cosme Damião e Eusébio com conforto, gastronomia e espaços de convívio.

O 1904 Benfica Hotel abriu finalmente portas na Rua do Jardim do Regedor, onde funcionou a antiga sede do clube, transformando um pedaço da história do Sport Lisboa e Benfica num espaço de alojamento que respira identidade e memória.

O edifício, que acolheu a secretaria do clube entre 1933 e 1987, foi recuperado mantendo a traça original e acrescentando elementos modernos. Logo à entrada, os visitantes são recebidos por um impressionante painel de azulejos de Vhils com a imagem de Cosme Damião, fundador do clube, e por uma camisola autografada da equipa atual. Ao longo dos cinco pisos, a história do Benfica é contada através de 57 nichos dedicados a atletas e figuras marcantes, como Eusébio e Cosme Damião, incluindo objetos originais como camisolas, bilhetes de identidade, medalhas e galhardetes.

O 1904 Benfica Hotel tem 56 quartos decorados de forma elegante e discreta, com pequenos detalhes alusivos ao clube, como azulejos vermelhos nas casas de banho e nichos com referências a atletas históricos. Nos dois últimos pisos, os hóspedes têm uma vista privilegiada sobre o Castelo de São Jorge e a Baixa lisboeta, completando a experiência de ligação à cidade e à história.

1904 Benfica Hotel

A gastronomia e os espaços de convívio são parte essencial da experiência. O restaurante é o último Café de São Bento de Lisboa – inaugura a 15 de janeiro -, com 150 m2 e capacidade para 70 pessoas, mantendo o conceito e o menu tradicional que tornou a casa famosa, incluindo os bifes com o molho secreto. No mesmo piso, o Clube 1904 funciona como bar e sala social, onde é possível ver jogos de futebol em ecrãs gigantes ou realizar eventos, com decoração inspirada num pub do início do século e mais de 150 fotografias do clube. As esculturas de Leopoldo de Almeida, em tamanho real, e outros elementos do Bristol Club, antigo inquilino do espaço, dialogam com a história e a sofisticação do ambiente.

Rui Costa, presidente do Benfica, destacou que o hotel é mais do que uma reabilitação urbana: é um ato de respeito pela história do Benfica e um compromisso com o futuro. Os lucros do 1904 Benfica Hotel vão reforçar a Fundação Benfica, ampliando o apoio a quem mais precisa e reforçando a relevância social do clube.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados