Descobre a melhor solução gratuita para gravar a tua atividade no PC.
Capturar o ecrã do nosso PC é uma funcionalidade poderosa. Seja para trabalho, lazer ou para criação de conteúdos, a capacidade de capturar o que vemos no nosso monitor abre novas possibilidades de comunicação e partilha com os nossos amigos e família.
Por definição, quase todos os teclados incluem um fantástico atalho, o “PrintScreen”, que captura o frame que estamos a observar para podermos usar como bem entendermos. Mas, por vezes, um frame não é o suficiente. Precisamos de capturar clipes, sejam instruções, sejam “apanhados” nos nossos jogos favoritos.
O Windows já incluiu algumas soluções internas, como a Barra de Jogos, e os softwares de acompanhamento de placas gráficas da AMD e NVIDIA também já nos dão algumas soluções. Ainda assim, os utilizadores podem querer algo mais. Algo específico, com mais opções, ajustadas as suas necessidades. Por isso, neste guia, vamos espreitar 10 das melhores soluções gratuitas e perceber as suas vantagens e desvantagens.
Movavi Screen Recorder
O Movavi Screen Recorder é uma ferramenta de captura de ecrã que se destaca pela sua simplicidade de utilização e pela sua eficácia. Conta com uma interface de fácil leitura e permite gravar o que acontece no ecrã de forma completamente descomplicada, seja para tutoriais, clipes de jogos ou apresentações.
Este software promete oferecer gravação de vídeo de alta qualidade. Mas o que o torna especialmente interessante são as capacidades de edição em tempo real, onde é possível personalizar o vídeo, com desenhos e rascunhos, algo que poderá ser extremamente útil para apresentações.
O Movavi Screen Recorder apresenta-se como uma escolha sólida para utilizadores de todos os níveis de experiência que desejam criar conteúdo visual de alta qualidade em 2023. É uma ferramenta versátil para uma variedade de finalidades, desde educação até entretenimento e trabalho, e o melhor de tudo é que tem uma versão gratuita, para além de três assinaturas que desbloqueiam ainda mais opções.
OBS Studio
O OBS Studio é, provavelmente, a solução mais popular desta lista. Especialmente entre criadores de conteúdo, amadores e profissionais.
Apesar de gratuita, é uma poderosa e complexa ferramenta para quem quer elevar os seus valores de produção, com a maior flexibilidade possível. É um produto que permite que o utilizador não capture apenas o que está a assistir, mas também janelas e aplicações individuais e a imagem de diferentes entradas de vídeo no sistema, através de placas de capturas e outros equipamentos.
Preparado para a transmissão de vídeo para serviços como a Twitch e YouTube, o OBS Studio é a aplicação favorita dos criadores de conteúdo, que podem criar perfis e usar plugins da comunidade para tornar as suas transmissões mais interessantes.
Se tecnicamente o OBS Studio é das soluções mais impressionantes, o seu único ponto fraco é que pode não ser a opção mais intuitiva e simples.
Screencastify
“Vídeo para todos, feito de forma fácil para qualquer um.” É esta a promessa do Screencastify, um software concebido a pensar no trabalho.
Apresenta-se como uma ferramenta simples, capaz de capturar tabs, ecrã completo e a nossa webcam apenas com um clique, posicionando-se como uma ferramenta ótima para quem está em modalidade de WFH (Work from Home).
Esta ferramenta destaca-se pelas suas capacidades de edição em tempo real, onde é possível fazer recortes, zooms, desenhos e tirar anotações. E graças à integração do Google Drive, todas as gravações podem ficar guardadas na nuvem, onde estão também mais fáceis de aceder, caso queriam enviar os vossos clipes por email.
EaseUS RecExperts
Como o nome propõe, esta solução da aclamada EaseUS é concebida para profissionais. Mas não quer dizer que seja difícil de usar.
O EaseUS RecExperts, tal como outras soluções, permite gravar o ecrã inteiro, e regiões específicas do ecrã, ou webcam, juntamente com áudio. Entre os seus destaques temos a gravação de videoconferências, com integração dos serviços mais populares como o Zoom, Google Meet ou Teams; gravação de vídeos de streaming de YouTube, Twitch e outros; diferentes modos de gravação de jogos; mas talvez o mais interessante sejam as capacidades de melhoria de vídeo com recurso a Inteligência Artificial.
O EaseUS RecExperts conta com uma ferramenta de redução de ruído avançado para melhorar vídeos para 4K e até 8K. Embora, sejamos francos, não seja algo que muitos de nós possamos tirar partido. Mas é bom ter opções.
Bandicam
Se já viram vídeos na Internet com uma marca de água a dizer Bandicam, a razão é este software, um dos mais populares e de fácil utilização que por aí anda.
Com uma interface simples, este gravador de ecrã é apenas compatível com sistema operativo Windows e é indicado para capturar aplicações mais pesadas, como videojogos que tirem partido das tecnologias gráficas DirectX/OpenGL/Vulkan.
Destaca-se por ser capaz de trabalhar com vídeos com altas taxas de compressão, sem perda de qualidade, o que permite que se obtenham clipes de pequenas dimensões, mas de qualidade.
O Bandicam é capaz de capturar vídeos até 4K e a 480FPS; suporta sobreposição de janelas com webcam; permite edição em tempo real; e tem funcionalidades internas úteis como o efeito chroma key, para remoção de fundos.
Na versão gratuita, os vídeos terão a sua icónica marca de água, algo que pode ser removido com as diferentes licenças disponíveis que desbloqueiam muitas outras funcionalidades.
Loom
O Loom apresenta-se como uma alternativa para conexão e colaboração. Desenhado para trabalhadores, o Loom é indicado não só para gestores de equipas e de vendas, mas também para programadores, designers, marketeers, para suporte e educação.
Foca-se assim na comunicação, preparado para suportar webcams e gravação não apenas de vídeo, mas também de áudio de alta qualidade, para arquivo e transmissão/videochamadas.
O Loom tem funcionalidades de inteligência artificial integradas capazes de facilitar a captura e gestão de vídeos, colocando títulos automáticos, fazendo sumários, dividindo capítulos e até trabalhando o áudio ao remover silêncio.
Uma interessante vantagem desta opção é que, para além de ser uma aplicação para o nosso computador, pode ser usado como extensão do Chrome, particularmente útil para quem usa esse browser como a sua ferramenta de trabalho principal.
FlashBack Express
O FlashBack Express, como o seu nome sugere, é um software de captura de ecrã dedicado para pequenas porções de vídeo. Ou pequenos clipes.
Esta solução gratuita destaca-se por não ter qualquer tipo de marcas de água; por permitir a captura de comentários áudio; por ser possível agendar gravações; por suportar diferentes fontes; e, claro, pela fácil utilização.
Infelizmente, a sua versão gratuita acaba por ser mais limitada que outras opções desta lista, com a versão paga a desbloquear as funcionalidades mais interessantes, como o recorte, a edição, anotações e suporte de resoluções acima de 720p.
Fraps
Em tempos uma das soluções favoritas dos jogadores de PC e entusiastas em benchmarks. O Fraps é das soluções mais simples desta lista, mas tem apenas um único propósito: capturar o ecrã na melhor qualidade possível.
Com suporte para processadores modernos, esta solução permite também a fácil captura de imagens estáticas com o clicar de um botão, em diferentes formatos, e o seu maior destaque é a apresentação e registo de taxas de frames em videojogos.
No entanto, é uma ferramenta pesada, especialmente em jogos, que pode comprometer o desempenho. Já para registo e arquivo, não haverá ferramenta mais simples de usar por qualquer utilizador.
ScreenFlow
O ScreenFlow é outra interessante solução de captura de ecrã, que é, na verdade, mais um editor de vídeo acessível.
Para além de permitir captura de imagem, o ScreenFlow apresenta-se como uma solução completa, desde o momento de captura ao momento de publicação, e posterior partilha. Por isso, o seu grande destaque vai para o sistema de edição, semelhante ao que encontramos em ferramentas dedicadas a profissionais, com uma linha de tempo, com diferentes faixas de vídeo, áudio e de efeitos.
A grande vantagem do ScreenFlow é que acaba com os passos adicionais de importar vídeo para o editor e de renderizar para um ficheiro, ficando tudo automaticamente na ferramenta e pronto a publicar nos serviços mais populares de alojamento de vídeo e de imagem.
ApowerREC
O APowerREC surge como uma solução multiusos, não só para PCs Windows, mas também para MAC, Android e iOS.
Como outras soluções desta lista, conta com gravação do ecrã e webcam e destaca-se pelas capacidades de personalização em tempo real, com a adição de anotações, de texto e de notas.
Permite também o agendamento de gravação e a captura de janelas específicas, mas talvez o mais interessante desta aplicação seja a sua gravação spotlight, um modo que cria um perímetro de foco em volta do nosso rato, para chamar a atenção do público para onde o cursor aponta. Um truque bastante útil durante a gravação de clipes para tutoriais e lições vídeo.
Estes são os melhores, mas apenas alguns exemplos dos softwares de captura existentes. Todos com opções gratuitas e alguns deles com modalidades pagas que oferecem ainda mais e interessantes opções de utilização, que vão tornar os vossos trabalhos, passatempos e hobbies ainda melhores.