Spectre e Meltdown: Os problemas estão longe de desaparecer

- Publicidade -

2018 começou mal para a tecnologia. Apesar da contínua evolução da indústria, veio a público a existência de vulnerabilidades que afetam de forma massiva chips Intel, AMD e ARM.

A Meltdown, por exemplo, é a técnica que afeta principalmente os chips Intel, permitindo que alguém mal intencionado consiga aceder a localizações aleatórias no espaço de memória do kernel, isto é, consegue remover com sucesso a barreira entre as aplicações do utilizador e as partes sensíveis do sistema operativo.

Já a Spectre afeta mais os chips AMD e ARM, mas também está presente nos chips Intel, e que, embora menos perigosa, acaba por afetar mais equipamentos. Na prática, pode fazer com que aplicações mais vulneráveis publiquem os conteúdos da sua memória.2018 começou mal para a tecnologia. Apesar da contínua evolução da indústria, veio a público a existência de vulnerabilidades que afetam de forma massiva chips Intel, AMD e ARM.

Diz a Kaspersky que “uma vez que que estes são erros de hardware, repará-los é um trabalho bastante complexo. Foram emitidos Patches contra o Meltdown para Linux, Windows e SO X, estando também a ser feitos progressos para fortalecer o software contra futuros ataques do Spectre. A Google publicou mais informações aqui. É essencial que os utilizadores instalem os patches disponíveis imediatamente.”

Entre os processadores da Intel afetados, estão estes:

Intel Core i3 processor (45nm and 32nm)
Intel Core i5 processor (45nm and 32nm)
Intel Core i7 processor (45nm and 32nm)
Intel Core M processor family (45nm and 32nm)
2nd generation Intel Core processors
3rd generation Intel Core processors
4th generation Intel Core processors
5th generation Intel Core processors
6th generation Intel Core processors
7th generation Intel Core processors
8th generation Intel Core processors
Intel Core X-series Processor Family for Intel X99 platforms
Intel Core X-series Processor Family for Intel X299 platforms
Intel Xeon processor 3400 series
Intel Xeon processor 3600 series
Intel Xeon processor 5500 series
Intel Xeon processor 5600 series
Intel Xeon processor 6500 series
Intel Xeon processor 7500 series
Intel Xeon Processor E3 Family
Intel Xeon Processor E3 v2 Family
Intel Xeon Processor E3 v3 Family
Intel Xeon Processor E3 v4 Family
Intel Xeon Processor E3 v5 Family
Intel Xeon Processor E3 v6 Family
Intel Xeon Processor E5 Family
Intel Xeon Processor E5 v2 Family
Intel Xeon Processor E5 v3 Family
Intel Xeon Processor E5 v4 Family
Intel Xeon Processor E7 Family
Intel Xeon Processor E7 v2 Family
Intel Xeon Processor E7 v3 Family
Intel Xeon Processor E7 v4 Family
Intel Xeon Processor Scalable Family
Intel Xeon Phi Processor 3200, 5200, 7200 Series
Intel Atom Processor C Series
Intel Atom Processor E Series
Intel Atom Processor A Series
Intel Atom Processor x3 Series
Intel Atom Processor Z Series
Intel Celeron Processor J Series
Intel Celeron Processor N Series
Intel Pentium Processor J Series
Intel Pentium Processor N Series

Se têm uma máquina com Windows, há formas de saber se o vosso PC está afetado por estes bugs. Uma das formas passa por abrir a Powershell com privilégios de administrador e inserir o comando “Install-Module SpeculationControl” e, logo depois, o comando “Get-SpeculationControlSettings”.

Powershell

Recomenda-se que estejam especialmente atentos às atualizações do Windows, bem como novidades vindas diretamente das fabricantes dos vossos PCs. Entretanto, o patch que a Microsoft lançou para proteger o Windows 10 do Spectre e Meltdown está a causar bastantes problemas.

Se, por um lado, utilizadores com PCs equipados com processadores Intel antigos notaram uma diminuição notável de desempenho, por outro, os utilizadores com PCs equipados com processadores AMD estão a ter problemas como falhas no arranque do sistema. E, como esta atualização não cria um ponto de restauro do sistema, a solução passa por, de momento, fazer uma reinstalação do Windows até que a situação seja resolvida.

Segundo a própria Microsoft, quem tem Windows 10 não vai sentir uma diferença significativa de performance com as patches de segurança que estão para chegar, sendo que os utilizadores com sistemas Windows 7 e 8, esses sim, irão dar conta de uma diferença significativa no desempenho do sistema.

Os processadores Intel Haswell e anteriores são os que mais irão sofrer em termos de desempenho. Já os processadores Skylake, Kaby Lake e mais recentes, diz a Microsoft, terão uma queda mínima de desempenho na ordem dos 1%.

Há que ter em atenção que quaisquer atualizações não irão corrigir a 100% os problemas. Apenas com uma nova linha de processadores é que este problema será resolvido.

Já no que toca à Apple, a marca da maça já fez praticamente tudo ao seu alcance para dissipar o Spectre e Meltdown nos sistemas.

iOS 11.2.2

No que toca ao iOS, a versão 11.2.2, disponível para o iPhone 5s e posterior, iPad Air e posteriores e iPod Touch de 6ª geração, traz reforçadas medidas de segurança contra o bug Spectre, pelo que se recomenda que façam já a atualização.

Quanto ao macOS, a versão 10.13.2 traz uma nova versão do Safari e correções efetuadas ao WebKit, tudo para que os efeitos do Spectre sejam mínimos na performance do sistema.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados