Jovem português criou uma guitarra elétrica de cortiça

- Publicidade -

Pesa menos um terço do que o normal – 2,9 quilos em comparação com os convencionais 4,5 quilos -, e já foi testada por músicos profissionais. Falamos de uma guitarra de cortiça expandida, neste caso a primeira do mundo. Foi feita por um português.

O criador é João Rodrigues, aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) que utilizou este projeto pioneiro como tese de mestrado.

“Quando iniciei o projeto fiz uma pesquisa exaustiva e não encontrei, no mundo, nenhuma guitarra elétrica feita em cortiça expandida. Em Portugal há uma, mas em cortiça natural”, referiu João Rodrigues à agência Lusa.

Esta guitarra demorou dois anos a ser concebida, em que o primeiro ano foi dedicado à investigação académica e o outro no fabrico do produto. Dez empresas do norte do país e da Galiza estiveram envolvidas.



Sendo que 75% do seu corpo é em cortiça expandida – feita a partir da reutilização da cortiça natural, como por exemplo as rolhas das garrafas -, tal faz com que a guitarra seja bem mais leve que o normal. E cheira mesmo àquele material.

Devido ao material utilizado, o próprio som que sai da guitarra é “único”. Músicos como Miguel Araújo, Tatanka e João Só já experimentaram esta criação portuguesa. Mas ainda necessita de ser aprimorada para ser utilizada de forma mais séria.

Por enquanto, a guitarra da Mai´land Guitars – marca criada por João Rodrigues e um colega, que já tem encomendas – vai ser apresentada dia 12 de abril, num concerto no centro cultural de Viana do Castelo, incluído no programa do oitavo Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados