Cuidado, anda a circular uma SMS fraudulenta relacionada com a EDP

- Publicidade -

Já por várias vezes falámos no Echo Boomer sobre os diversos esquemas fraudulentos que vão surgindo, ora online ora offline, que tem como objetivo enganar os clientes. Táticas fraudulentas relacionadas com a Worten, Microsoft, Lidl, Continente, Facebook e até EDP.

Sim, a própria EDP, tendo em conta este flagelo, até já criou uma página com os diversos esquemas que vão aparecendo e que tentam enganar os utilizadores.

Depois de vos termos falado sobre um email falso que andava a circular, desta vez a fraude está a seguir via SMS.

Através de um número estrangeiro (neste caso é o +1 530-665-8728), é dito à pessoa que o recebe que se encontra com uma fatura em atraso da EDP, agradecendo o pagamento para evitar a suspensão do serviço. De seguida, dão os dados para pagamento, isto é, entidade, referência e montante.

fraude edp sms

Tentámos simular o pagamento na conta do nosso banco online, mas apenas indicou que o pagamento já tinha sido efetuado, o que quer dizer que alguém caiu no esquema. Ou isso ou, de facto, a situação foi denunciada.

É que é muito simples criar números estrangeiros e enviar SMS para números ao calha. Existem vários serviços online que permitem criar números estrangeiros. Além disso, também existem serviços que permitem criar depósitos via Multibanco, como a Neteller, uma empresa que fornece uma alternativa online para métodos de pagamento tradicionais.

Qualquer um pode criar uma conta na Neteller e, nas opções de depósito, escolher a opção Multibanco para serviço criar uma entidade, referência e montante a depositar. Provavelmente terá sido algo do género que aconteceu no caso desta burla.

Neste caso, o português utilizado na SMS nem estava mau de todo. Só que facilmente percebemos que é burla através do número estrangeiro que surge no ecrã do telemóvel.

Já sabem: desconfiem sempre destes SMS fraudulentos e, no caso de receberem emails estranhos, nunca abram os anexos.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados