Chofer é a startup portuguesa que vem concorrer contra a Uber e Cabify

por Echo Boomer

 

Antes eram os táxis e os demais transportes públicos. Depois apareceu a Uber. Depois a Cabify. E agora, mais especificamente desde a passada terça-feira, dia 1 de agosto, chegou ao mercado mais uma opção para os clientes: Chofer é a nova plataforma portuguesa e já opera em Lisboa, Porto e no Algarve.

Para já ninguém dá a cara pelo projeto (são dois fundadores portugueses), mas a aplicação, disponível para Android e iOS, já está operacional, tendo já sido realizadas algumas viagens.

Basta o utilizador registar-se na plataforma, designar o local para iniciar a viagem e terminar a viagem e chamar o motorista. Já está. Pouco depois chegará um motorista particular ao local escolhido na app. Na própria aplicação, ficarás a conhecer o nome do motorista e a fotografia do próprio, tal como a marca do carro, a sua cor e matrícula.

A Chofer não pratica a tarifa dinâmica, isto é, mesmo que exista um aumento da procura de motoristas, o preço não irá aumentar. E mesmo que demores bastante mais tempo que o previsto a chegar ao destino, o preço também não irá alterar. Apenas irás pagar o definido pela aplicação no momento em que chamaste o motorista. Ou seja, quanto muito até podes pagar menos que o estipulado pela app.

Agora perguntas: como é que fazem dinheiro? Bem, a Chofer trabalha com empresas licenciadas para o transporte de passageiros, sendo que cada viagem efetuada é taxada em 20%, pagamento esse que é feito pelas empresas à startup portuguesa.

No mínimo, uma viagem custa 2,50€. A empresa cobra um euro de tarifa base na opção Económico, mais 10 cêntimos por minuto (estimativa) e mais 65 cêntimos por cada quilómetro percorrido. Tens ainda a opção Executivo, em que a tarifa base sobe para os dois euros, cada minuto custa 40 cêntimos e cada quilómetro passa a custar um euro. Neste caso, cada viagem custará, no mínimo, seis euros. A diferença entre cada opção estará no motorista e no tipo de carro utilizado.

Para efetuares o pagamento, podes usar PayPal ou cartão de crédito. À semelhança de outras aplicações, é aconselhável que tenhas o teu cartão de crédito ligado à tua conta PayPal.

Além de poderes partilhar o teu percurso de viagem em tempo real com quem quiseres, fazendo com que todos vejam que chegaste são e salvo ao destino, tens ainda opção de marcar um motorista a teu gosto como “favorito”, de modo a que, cada vez que queiras usar o serviço, a app dê preferência a esse motorista, sempre que este estiver disponível, é claro.

 

 

Resta ainda salientar que é possível agendar viagens com uma antecedência de 24 horas. Portanto, se precisares que te apanhem no Parque das Nações às 10h, basta fazer essa indicação na hora. E sabes logo quem te vai buscar e o carro que leva.

 

Segue-nos nas redes sociais no FacebookTwitter e Instagram.

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: